Porteira para dentro,
24 MIN

EP 06: Qual o papel das cooperativas na sustentabilidade da cafeicultura?

11/10/2017
MP3

O que faz uma cooperativa de café? Qual a diferença entre sindicato, associações e cooperativas? E em tempos de mudanças climáticas, qual o papel das cooperativas na produção de um café mais sustentável?

Para responder essas e outras perguntas, convidamos o presidente da cooperativa MINASUL, José Marcos Magalhães. No episódio de hoje, temos participação especial dos produtores André Luis Reis da Cooperativa de Cafés Especiais de Boa Esperança COSTAS e de Marcelo Veneroso da Cooperativa Sancoffee.

Convidado:

José Marcos Magalhães, presidente da Cooperativa MINASUL.
André Luis Reis da Cooperativa de Cafés Especiais de Boa Esperança COSTAS.
Marcelo Veneroso da Cooperativa Sancoffee.


ABSTRACT

How do coffee cooperatives work? What is the difference between coffee syndicate, association and coop? With climatic issues, what is the cooperative’s role to promote sustainable coffee production? These and more questions are answered with our special guest Mr. José Marcos Magalhães, MINASUL Cooperative’s president.


Corta caminho
  • 04:31

    Qual a diferença entre sindicato, associação e cooperativa de café?

  • 10:24

    Sobre os diferentes formatos de cooperativas.

  • 14:54

    A importância das cooperativas na sustentabilidade da cafeicultura brasileira.

Um comentário

  1. Heitor Marques disse:

    Acabei de esquecendo de comentar esse na semana passada. Um dos meus primeiros contatos (senão o primeiro) com café especial foi com um de cooperativa. Comprei por conta da lata, lá no comecinho dos anos 2000, porque era super bonita, tinha n. de série e parecia ter um bom conteúdo. Era uma edição especial do Prima Qualita da Cooxupé. Naqueles anos não existia café bom de prateleira. Era um achado. Dali em diante, comecei a pesquisar sobre o que era café de qualidade e comecei a comprar caixas diretamente de produtores entusiasmados que vendiam caseiramente pela internet. Tenho a lata guardada até hoje, pois representa minha aventura pelas delícias desse mundo complexo.

Deixe uma resposta

Scroll to top